É uma série de 7 livros, escritos por J. K. Rowling, os quais são: Harry Potter e a Pedra Filosofal; Harry Potter e a Câmara Secreta; Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban; Harry Potter e o Cálice de Fogo; Harry Potter e a Ordem da Fênix; Harry Potter e o Enigma do Príncipe e Harry Potter e as Relíquias da Morte. Há também mais três livros: Animais Fantásticos e Onde Habitam, Os Contos de Beedle, o Bardo e Quadribol Através dos Séculos, porém estes não falarei nesse post.
Harry Potter ainda bebê vai morar na casa de seus tios, pois com a morte dos seus pais, os tios eram os únicos parentes vivos do menino. Contudo ao recebe-lo em seu lar, Válter e Petúnia decidiram jamais contar sobre o passado dos pais do garoto e sobre quem ele realmente era. Anos mais tarde, no dia em que completou 11 anos, Harry teve uma surpresa. Junto com o bolo que recebera do estranho Hagrid, vinha também a verdade, Harry era um bruxo cuja os pais haviam morrido pelas mãos de Voldemort, um bruxo das trevas que sumiu após matar a família do menino e quase o matar também, porém não conseguiu matar Harry deixando nele apenas uma cicatriz em forma de raio. E assim Harry vai para Hogwarts, tendo seu futuro traçado pelas ações que vão acontecendo no decorrer de cada livro.
Quando pensei em escrever sobre o Harry Potter uma dúvida surgiu, escrever cada livro separadamente com seu filme respectivo, ou escrever um post único sobre ele completo. Já que até agora acho difícil colocar em apenas alguns post a grandiosidade desta obra, coloco em duas partes.
Comecei a ter contato com a série Harry Potter quando tinha 7 anos, minha mãe leu partes do livro para mim. E esse e um dos motivos por eu ser apaixonada pela capa das primeiras edições, pois foram as primeiras capas que eu vi e as acho lindas. Contudo, acabei só conhecendo a Pedra Filosofal, que anos mais tarde li, e pela qual me encantei novamente. Agora quase 12 anos mais tarde tive a oportunidade, graças ao Submarino, de possuir toda a obra e pude lé-la completamente. Bom, nunca entendi nesses anos todos por que todos falavam tanto, seja do livro ou do filme, por melhor que fosse não conseguia entender a atitude de certas pessoas, ou o amor que devotavam para essa série, e confesso que após ler compreendi o por que. Os livros são simplesmente fantásticos, completamente apaixonante. Por mais que a morte de metade dos meus personagens favoritos tenha acontecido, isso não me fez deixar de ler por nenhum segundo. A forma como é escrito no inicio incomoda, principalmente no inicio de cada livro, que faz a retrospectiva do anterior, e isso realmente no inicio incomodava porém depois passou a ser natural assim como o tempo que decorria e os fatos que aconteciam em determinada época.
Os livros são bem escritos, mesmo que eu só tenha lido a tradução, espero um dia poder ler no idioma original, uma vez que conheço quem leu em inglês e digam que é muito melhor do que em português, o que não duvido nada. Se já me apaixonei por esses livros em português, tenho uma leve ideia de como seria te-los mais completo em inglês, assim como as gravuras que existem apenas nos volumes em inglês, uma pena. A história é completa do inicio ao fim, não é apenas a história de um bruxo que sai por ai combatendo as trevas, vai muito além disso, todos os fatos do livro uma hora se encaixam e dai você para pra pensar, e há uma logica em tudo que é feito, o que infelizmente falta em alguns livros que já li.
"Amortecer a dor por algum tempo apenas a tornará pior quando você finalmente a sentir" - Pág. 507 (Harry Potter e o Calice de Fogo)
Depois de A Ordem da Fênix , nunca mais vi a professora Minerva do mesmo modo, toda a frieza com que ela tratou a Dolores foi incrível, e fez com que eu a admirasse, infelizmente isso não apareceu no filme, uma pena, pois era muito divertido. E por falar em Dolores, eu nunca, nunca, nunca, odiei tanto uma personagem como odeio aquela, ela é dissimulado o que a faz ser a pior personagem da história, até o Voldemor não me irrito tanto quanto ela.
Personagens.. Falar deles é uma tarefa difícil, não por serem muitos ou por serem encantadores, mais pela complexidade de cada um. Vou começar pelos principais, ao longo da história eles vão se desenvolvendo e no final até o que menos aparecia adquire importância. A Hermione tem a personalidade que desejo em diversas personagens ao longo dos livros, inteligente e ativa. Tanto as personagens femininas quanto os masculinos tem cada qual sua personalidade, e profundidade. Eles simplesmente não estão ali por estar, e por trás de cada um, uma história a ser contada.
Entre eles destaco: Fred e Jorge Weasley que juntos com Lino Jordan eram os personagens mais engraçados da história, Sirius Balck e Remo Lupin os quais tenho um grande carinho, Tonks, Dobby, Luna, Minerva, Olho Tonto e Dumbledore, e juntamente com os demais é claro, fazem toda a diferença. Não vou desmerecer ninguém, tirando a Dolores e a Belatriz, pois cada um possui algo que o torna especial.
Da para perceber o quanto adorei ter lido cada página de cada um dos livros, e no final ter gravado cada minimo detalhe para assim concluir por mim mesmo o final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário