Desventuras em Serie - Lemony Snicket

É uma série que possui 13 livros: Mau Começo; A Sala dos Répteis; O Lago das Sanguessugas; Serraria Baixo-Astral; Inferno no Colégio Interno; O Elevador Ersatz; A Cidade Sinistra dos Corvos; O Hospital Hostil; O Espetáculo Carnívoro; O Escorregador de Gelo; A Gruta Gorgônea; O Penúltimo Perigo; O Fim.
Lemony Snicket é um pseudônimo do escritor Daniel Handler. 
A série narra a história desafortunado de três irmãos: Klaus, Violet e Sunny Baudelaire. Após um incêndio na mansão da família, os irmãos se veem orfãos e tendo que morar com um parente distante que eles não conheciam, o Conde Olaf. A partir deste momento os irmãos passando a conviver com a desgraça por onde passam. Desde o começo da história até seu fim o narrador nos faz pensar antes de realmente ler, por que a poucos momentos felizes ao longo da história. E desde o momento em que Conde Olaf entra no caminho dos irmãos Baudelaire procura fazer de tudo para obter a fortuna das crianças, e enquanto tentam sobreviver os Baudelaire acabam descobrindo coisas sobre o passado de seus pais e do passado do próprio Olaf também. 


Vai ser difícil falar de uma série dessas sem usar as palavras maravilhoso, incrível e sensacional, por que foi exatamente assim que me senti ao termino dessa leitura. Posso dizer com toda a certeza que foi um dos melhores livros que li, e sempre terei um carinho especial por ele. Escrevo sobre a série inteira ao em vez de cada livro pois todos estão ligados de algum modo, então preferi por escrever assim, do mesmo modo que fiz com As Brumas de Avalon.  A história é diferente de todas as que já havia conhecido, os personagens são originais e não da para se apegar a eles, por que como o próprio autor diz, é uma história trágica. 
Há alusão a vários autores e obras que fiz questão de procurar após ler sobre eles nos livros, assim como termos e palavras, não é apenas a história que é interessante como também como foi criada, é ricamente escrita e possui muito conhecimento em suas páginas. Além disso a vários anagramas que só descobri após procurar na internet para saber um pouco mais ou obter mais informações a respeito. 
Uma coisa que me deixo meio confusa do inicio ao fim, e que por um lado é legal mais que por outro é irritante, é o fato de nada ter uma resposta definida. Todas as dúvidas que temos no inicio continuam sendo dúvidas no final, mesmo tendo algumas "pistas" a conclusão quem tira são os próprios leitores, por um lado como disse é bom e pelo outro nem tanto, acho que entendem.  Assim como os últimos livros que possuem certas situações meio "surreais" como uma criancinha se fantasiar de lobo e ninguém reconhecer. Mais isso são apenas detalhes afinal. É claro que para aqueles que buscam histórias com finais felizes só de lerem o inicio vão saber que nada de bom vira de uma história como essa. 
Como falar desse livro e não falar dele, o tão temido Conde Olaf que para mim era mais uma vitima de tudo o que acontecia. As vezes podia irritar um pouco mais não consegui senti nada mais do que pena dele, e para quem viu o filme antes de ler como não pensar nele como Jim Carrey até a capa do primeiro livro lembra ele. 
O filme conta a história dos três primeiros livros, e para mim, de todos os filmes de livros que vi e reclamei esse é uma das exceções. O filme é bem feito, e tirando uma coisinha ou outra, toda a historia dos livros iniciais esta nele, talvez se tivessem tentado fazer dos demais livros não tivesse sido a mesma coisa. Fiquei muito satisfeita ao ver e perceber que conseguia imaginar os personagens como os do filme, o que é bem legal. 
Uma das coisas mais legais ao longo dos livros, principalmente dos últimos é o fato das próprias crianças começarem e se questionar se não haviam se tornado igualmente pérfidas como o próprio Olaf, isso nos da muito o que refletir. E é um dos motivos por gostar tanto desses livros, eles fazem você pensar ate mesmo depois que a história acaba, mais não com uma lição de moral.

Nota:

Nenhum comentário:

Postar um comentário