Mundo de Tinta - Coração de Tinta - Vol. 1 - Cornelia Funke

É o primeiro livro da série Mundo de Tinta, que contém também: Sangue de Tinta e Morte de Tinta. 

Após ter ligo o livro Coração de Tinta em voz alta e feito com que três dos seus personagens saíssem do livro, e sua mulher entra-se, Mo decido nunca mais ler em voz alta, nem mesmo para sua filha Meggie. Anos mais tarde, Meggie agora com 12 anos, vê um estranho do lado de fora de sua casa, e Mo o deixa entrar, tratando-o como conhecido, e com isso deixando a menina desconfiada. Depois da visita de Dedo Empoeirado, Mo foge da casa com a filha sem dar explicações, porem são forçados a levar Dedo Empeirado, que pelo que aparenta esta a mando de um homem chamado Capricórnio que busca um livro e Mo. E assim eles vão para a casa da tia da mãe de Meggie, Elinor, uma senhora que dedica sua vida somente para os livros. E nessa viagem eles passam a conhecer vilões terríveis, a beleza e o poder das palavras e das histórias.

Assim como muitos, comecei a ler esse livro depois de ter visto o filme. E não me arrependi de ter esperado tanto para poder ler. É um livro encantador, só lamento ter visto o filme antes, pois teve muita coisa que eu já esperava, e outras que eram totalmente diferentes do filme. O que de certo modo foi bom, manteve a surpresa dos acontecimentos, e fez com que outros não tivessem tanta importância para  a história como eu pensava que teriam.
A principio demorei um tempo maior para ler, o que foi uma surpresa uma vez que achava que acabaria muito mais rápido. A história decorre em um ritmo lento no início até certa parte do livro, então até as coisas começarem a acontecer, você fica esperando, e a muitas reviravoltas, então da um certo desanimo, e torna a leitura um pouco mais devagar. Porém isso não interfere na qualidade da obra, que ao meu ver, é belíssima. 
No início de cada capítulo há uma parte de um livro diferente, os quais eu anoitei e muitos adicionei a minha lista de leitura. E ao final de cada capítulo há uma ilustração, o que torna o livro desde o modo como são escolhidas as palavras até a capa, um livro lindo e bem cuidado.  
"Existe algo mais belo neste mundo do que as letras? Sinais mágicos, vozes dos mortos, peças de mundos maravilhosos, melhores do que este. Elas consolam e espantam a solidão. São guardiãs de segredos, arautos da verdade..." - Pág. 435


Cada palavra parece que foi encaixada de um modo quase musical, a ponto de parecer que elas realmente dançam para você enquanto as lê, o que achei muito lindo. Há livros que conseguem apenas com as palavras ti levar para longe, fazer com que se leia cada palavra e traduza cada sentimento por trás dela, e esse livro fez exatamente isso, e é um dos motivos pelo qual gostei tanto dele.
Uma das coisas pela qual não esperava, foi a rapidez com que tudo foi resolvido, de uma página para outra acaba e pronto. Capricórnio era um personagem grandioso que no final foi deixado de lado de qualquer modo, o que realmente poderia ter sido melhor, no meu ponto de vista. Mais tirando isso, é um livro gostoso de si ler, e que encanta a cada página, e a cada personagem. O modo como foram construído, mostra o cuidado com cada coisa e personagem. 
O filme não me desaponto, algumas coisas foram tiradas, outras acrescentadas, o final realmente deu um fim na história sem continuação, já no livro o final deu margem aos outros. Contudo, o filme ainda é uma boa adaptação, e um bom meio daqueles que nunca ouviram falar da história chegarem ate ela. Os personagens não sei se são exatamente o que pensava quando lia o livro, principalmente o Mo, mais foi muito mais difícil imaginar esse personagens do que os personagens de outros livros.

Nota:


Harry Potter - J. K. Rowling (part. 2)


É uma série de filmes baseados nos livros de mesmo nome da autora J. K. Rowling,  tendo: Harry Potter e a Pedra Filosofal; Harry Potter e a Câmara Secreta; Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban; Harry Potter e o Cálice de Fogo; Harry Potter e a Ordem da Fênix; Harry Potter e o Enigma do Príncipe; Harry Pottere as Relíquias da Morte part. 1 e Harry Potter e as Relíquias da Morte part. 2.




Em 2001, o primeiro filme foi lançado e foi quando comecei a ver, mais tarde veio o segundo filme e então parei de vê-los por anos, até que resolvi terminar o que havia começado, assim como fiz com os livros.  Por ter visto os primeiros filmes antes dos livros só conseguia imaginar o Harry como o Daniel Radcliffe, assim como os demais que sempre lembrava do filme enquanto lia. Como muita gente que lé obras belíssimas e ao ver o filme desses livros os critica, há muitos filmes baseados em livros que não gosto, porém os filmes do Harry Potter são uma exceção assim como o filme do Desventuras em Serie. As adaptações ficaram incríveis e as dos primeiros livros quase idênticas ao livro, não se perdeu nada ao ser feito, e foi, no meu porto de vista, muito bem feito, desde o cenário até o figurino e terminando na atuação dos atores. Mais não entendo quase nada de filmes, então o que digo é baseado basicamente no que li, e no que vinha a minha mente quando entrava em cada página do livro.


E conforme o tempo vai passando não vemos apenas o amadurecimento dos personagens nos livros, como também filme, e com os próprios atores que  vão adquirindo maturidade ao longo da série. Por isso por mais que haja aqueles que não gostam, como existe em qualquer lugar, ninguém tem como negar o trabalho que deu para essas pessoas transformarem uma história com tantos detalhes minuciosos em filmes e mantivessem a mesma qualidade. Tirando uma coisinha ou outra que foi tirada ou acrescentada, no final até os que não leram os livros entenderam completamente. 
E digo que, particularmente, mesmo após ter visto dos os filmes e gostar muito deles, ainda possuo um carinho especial com os trés primeiros. Coisa que entre os livros já é mais complicado, uma vez que gostei de todos, e são muito queridos para mim. 

"São nossas escolhas, Harry, que mostram o que realmente somos, muito mais do que nossas habilidades." - Harry Potter e a Câmara Secreta 





Como perceberam acabei me tornando mais uma daquelas que defendem a criatividade da autoria J. K. Rowling, não li ainda outros livros dela, mais se ela tratar todos os seus livros com o mesmo carinho e dedicação que colocou em Harry Potter ao faze-lo, ela tem todo o meu respeito. Por se empenhar tanto esforço em criar algo original e ao mesmo tempo que nos transporte para um mundo totalmente diferente, e ela realmente criou um mundo totalmente novo, cada pedacinho dele. Assim como J. R. R. Tolkien, que criou um universo completamente diferente, ainda não cheguei a ler O Senhor dos Aneis, porém pelo que li em Hobbit já tenho uma ideia da grandeza desse autor. Assim como ao ler Harry Potter vejo a da autora.


Nota do filme (Série):

Harry Potter - J. K. Rowling (part. 1)


É uma série de 7 livros, escritos por J. K. Rowling, os quais são: Harry Potter e a Pedra Filosofal; Harry Potter e a Câmara Secreta; Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban; Harry Potter e o Cálice de Fogo; Harry Potter e a Ordem da Fênix; Harry Potter e o Enigma do Príncipe e Harry Potter e as Relíquias da Morte. Há também mais três livros: Animais Fantásticos e Onde Habitam, Os Contos de Beedle, o Bardo e Quadribol Através dos Séculos, porém estes não falarei nesse post. 

Harry Potter ainda bebê vai morar na casa de seus tios, pois com a morte dos seus pais, os tios eram os únicos parentes vivos do menino. Contudo ao recebe-lo em seu lar, Válter e Petúnia decidiram jamais contar sobre o passado dos pais do garoto e sobre quem ele realmente era. Anos mais tarde, no dia em que completou 11 anos, Harry teve uma surpresa. Junto com o bolo que recebera do estranho Hagrid, vinha também a verdade, Harry era um bruxo cuja os pais haviam morrido pelas mãos de Voldemort, um bruxo das trevas que sumiu após matar a família do menino e quase o matar também, porém não conseguiu matar Harry deixando nele apenas uma cicatriz em forma de raio. E assim Harry vai para Hogwarts, tendo seu futuro traçado pelas ações que vão acontecendo no decorrer de cada livro. 

Quando pensei em escrever sobre o Harry Potter uma dúvida surgiu, escrever cada livro separadamente com seu filme respectivo, ou escrever um post único sobre ele completo. Já que até agora acho difícil colocar em apenas alguns post a grandiosidade desta obra, coloco em duas partes. 
Comecei a ter contato com a série Harry Potter quando tinha 7 anos, minha mãe leu partes do livro para mim. E esse e um dos motivos por eu ser apaixonada pela capa das primeiras edições, pois foram as primeiras capas que eu vi e as acho lindas. Contudo, acabei só conhecendo a Pedra Filosofal, que anos mais tarde li, e pela qual me encantei novamente. Agora quase 12 anos mais tarde tive a oportunidade, graças ao Submarino, de possuir toda a obra e pude lé-la completamente. Bom, nunca entendi nesses anos todos por que todos falavam tanto, seja do livro ou do filme, por melhor que fosse não conseguia entender a atitude de certas pessoas, ou o amor que devotavam para essa série, e confesso que após ler compreendi o por que. Os livros são simplesmente fantásticos, completamente apaixonante. Por mais que a morte de metade dos meus personagens favoritos tenha acontecido, isso não me fez deixar de ler por nenhum segundo.  A forma como é escrito no inicio incomoda,  principalmente no inicio de cada livro, que faz a retrospectiva do anterior, e isso realmente no inicio incomodava porém depois passou a ser natural assim como o tempo que decorria e os fatos que aconteciam em determinada época. 
Os livros são bem escritos, mesmo que eu só tenha lido a tradução, espero um dia poder ler no idioma original, uma vez que conheço quem leu em inglês e digam que é muito melhor do que em português, o que não duvido nada. Se já me apaixonei por esses livros em português, tenho uma leve ideia de como seria te-los mais completo em inglês, assim como as gravuras que existem apenas nos volumes em inglês, uma pena. A história é completa do inicio ao fim, não é apenas a história de um bruxo que sai por ai combatendo as trevas, vai muito além disso, todos os fatos do livro uma hora se encaixam e dai você para pra pensar, e há uma logica em tudo que é feito, o que infelizmente falta em alguns livros que já li.  

"Amortecer a dor por algum tempo apenas a tornará pior quando você finalmente a sentir" - Pág. 507 (Harry Potter e o Calice de Fogo)
Depois de A Ordem da Fênix , nunca mais vi a professora Minerva do mesmo modo, toda a frieza com que ela tratou a Dolores foi incrível, e fez com que eu a admirasse, infelizmente isso não apareceu no filme, uma pena, pois era muito divertido. E por falar em Dolores, eu nunca, nunca, nunca, odiei tanto uma personagem como odeio aquela, ela é dissimulado o que a faz ser a pior personagem da história, até o Voldemor não me irrito tanto quanto ela. 
Personagens.. Falar deles é uma tarefa difícil, não por serem muitos ou por serem encantadores, mais pela complexidade de cada um. Vou começar pelos principais, ao longo da história eles vão se desenvolvendo e no final até o que menos aparecia adquire importância. A Hermione tem a personalidade que desejo em diversas personagens ao longo dos livros, inteligente e ativa. Tanto as personagens femininas quanto os masculinos tem cada qual sua personalidade, e profundidade. Eles simplesmente não estão ali por estar, e por trás de cada um, uma história a ser contada. 
Entre eles destaco: Fred e Jorge Weasley que juntos com Lino Jordan eram os personagens mais engraçados da história, Sirius Balck e Remo Lupin os quais tenho um grande carinho, Tonks, Dobby, Luna, Minerva, Olho Tonto e Dumbledore, e juntamente com os demais é claro, fazem toda a diferença. Não vou desmerecer ninguém, tirando a Dolores e a Belatriz, pois cada um possui algo que o torna especial. 
Da para perceber o quanto adorei ter lido cada página de cada um dos livros, e no final ter gravado cada minimo detalhe para assim concluir por mim mesmo o final. 

Harry Potter - J. K. Rowling (part. 2)

Nota do livro (série):